quarta-feira, 17 de março de 2010

6. ENTREVISTAS

6.1. Habilidade nata!


A IV Taça Joinville de Basquetebol tem sido palco de grandes talentos do esporte. Um deles é o atleta Amilton Alexandre Portilho, de 17 anos, que joga há apenas 3 e já é considerado destaque do time de base de Joinville. Ele conta que seu interesse surgiu junto com um convite que recebeu de um de seus professores de educação física, em Chapecó, para fazer parte do time da escola. A partir daí, pôde aperfeiçoar sua habilidade, o que lhe rendeu um convite para ingressar no ADIEE, de Florianópolis. Lá jogou nas categorias infanto-juvenil, juvenil e adulto durante um ano. Há dois meses em Joinville, Amilton disputa na categoria 93 pelo AABJ e garante: "tenho aprendido muito. O time de Joinville tem um dos melhores níveis técnicos que já vi". Para o futuro, planeja conquistar uma bolsa de estudo em algum universidade para continuar jogando.






6.2. Parceria para promover talentos



Daniel, Kelvin e Ronald: união e colaboração


Eventos como a Taça Joinville de Basquetebol são frutos do interesse em desenvolver a modalidade no país e descobrir novos talentos. Kelvin Soares, presidente da AABJ e coordenador do torneio na cidade, trabalha há anos em prol do basquete de base e hoje vê resultados significativos desse esforço. "A qualidade técnica das equipes inscritas na Taça Joinville de Basquetebol aumenta a cada ano, assim como o número de times", declara. Joinville é considerada referência nacional do basquetebol de base há vinte anos e hoje tem o privilégio de sediar o segundo maior evento da modalidade do Brasil, que é a Taça Joinville de Basquetebol. "Ano passado, nove de nossos atletas foram convocados para jogar em seleções brasileiras", destaca Kelvin.

Percebendo os bons resultados gerados pelos torneios de basquetebol de base, Ronald Guimarães, diretor técnico da FECABA (Federação Capixaba de Basquetebol), encabeça agora a primeira edição da Semana Nacional de Basquetebol que acontecerá em Guarapari, ES. A competição está pré-agendada para a semana que vai do dia 26 a 31 de julho de 2010 e contará com a participação de times do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal, Maranhão, São Paulo, Pernambuco e Ceará. As equipes terão a oportunidae de disputar nas categorias sub 12, sub 13, sub 14 e sub 15 masculino, podendo também haver as categorias sub 14 e sub 16 feminino. Ronald vê nesses torneios a possibilidade de valorizar jovens atletas, como os integrantes do Iate Clube que representa o Espírito Santo na categoria 93 da IV Taça Joinville de Basquetebol.

Uma das competições da qual Ronald extrai boas referências é o Torneio Sul-americano de Basquetebol que acontece há quatro anos em Curitiba, PR. Daniel Lazier, técnico do Círculo Militar e colaborador deste evento, tem alcançado sucesso na realização da competição e se alegra, também, em ver como o evento de Joinville tem se aprimorado. "A IV Taça está sendo a melhor de todos os anos. Dou destaque ao ótimo alojamento e alimentação fornecida aos jogadores". A edição número quatro do Torneio Sul-americano de Basquetebol ocorrerá entre os dias 01 e 06 de julho de 2010 em Curitiba e contará, inclusive, com a participação de times do Paraguai, Chile e Argentina.

Tanto Kelvin, como Ronald e Daniel prezam pela participação de seus times em competições de basquetebol de base, pois são nessas ocasiões que eles tem a chance de trocar experiências, levando em conta o que cada região apresenta de melhor em termos técnicos e organizacionais.





6.3. Vontade de crescer


O esporte, além proporcionar qualidade de vida, trouxe também muita garra e sonhos ao atleta Lucas Greca, 15 anos. Curitibano, veio para Joinville com apenas dois anos de idade e desde os 9 se dedica ao basquete. O interesse pelo esporte vem de pequeno. No ensino fundamental tentou se increver na escolinha de futsal, no entanto, não havia mais vagas. Foi aí que, para não ficar parado, entrou na escolinha de basquete. A oportunidade para ingressar no futebol até surgiu depois, porém, já era tarde, pois descobriu que sua paixão realmente era o basquete. Atualmente, representa o time da AABJ nas categorias 95 e 93, onde aprende coisas novas todos os dias, inclusive conceitos de parceria, companheirismo e responsabilidade, além de se aperfeiçoar tecnicamente. Um dos jogadores em quem Lucas se espelha é o Manteiguinha, integrande do Joinville/Ciser/Araudite/Univille. Ele admira a forma como o profissional age em quadra, encontrando soluções rápidas, inteligentes e certas nas jogadas. "Minha vontade também é chegar no time profissional de Joinville", relata Lucas.





6.4. Início dos trabalhos


Grêmio Náutico União categoria 93



O time do Grêmio Náutico União (G.N.U.), de Porto Alegre (RS), veio a Santa Catarina para participar da Taça Joinville de Basquetebol pela segunda vez neste ano. O torneio em Joinville marca o início dos trabalhos da equipe em 2010 e é uma preparação para os atletas que disputarão o estadual gaúcho. "O nível técnico da IV Taça Joinville de Basquetebol está bastante alto", destaca André Scolt, técnico da categoria 93 do G.N.U.



6.5. Estréia



O time do Distrito Federal, Capital Basquetebol, fez sua estréia na IV Taça Joinville de Basquetebol. A equipe foi montada neste ano e a primeira disputa na qual tiveram oportunidade de participar foi em Joinville. Sobre o torneio joinvilense, Paulo Santiago, auxiliar técnico do time, destaca a ótima estrutura montada e a qualidade dos times inscritos na IV Taça. "Fazemos questão de apoiar toda e qualquer iniciativa como esta", diz. O Capital Basquetebol já confirmou presença na Semana Nacional do Basquetebol, no Espírito Santo.

.

6.6. Parabéns!

Segue palavra do dirigente do Iate Clube de Vitória em e-mail enviado para a organização da IV Taça Joinville de Basquetebol:

"Meus parabéns pelo torneio em Joinville. Tudo que eu ouvi de positivo realmente se confirmou. Quem sabe daqui a algum tempo, tenhamos condições de organizar evento semelhante. Espero que sim. Nos serviu de exemplo em todos os sentidos. Inclusive pra mim como técnico. A minha referência passa a ser a sua equipe. Novamente parabéns."

Nenhum comentário:

Postar um comentário